Pesquisador da área há 20 anos, Inácio afirma que os mais recentes trabalhos publicados representam importantes avanços nestas áreas: “A Lógica Paraquântica, aplicada na resolução de fenômenos físicos, pode compatibilizar a Teoria da Relatividade e a Física Quântica, gerando modelos que retratam melhor a nossa realidade”, revela o professor.
Artigos – O primeiro texto, “Paraconsistent Annotated Logic in Analysis of Physical Systems: Introducing the Paraquantum Factor of quantization hψ”, publicado em novembro de 2011, estabelece a relação entre um fator matemático desenvolvido pelo pesquisador com base em um tipo especial de lógica capaz de lidar com contradições, a chamada Lógica Paraconsistente, e a constante de Planck, de papel fundamental na teoria da mecânica quântica. “Tudo leva a crer que a descoberta deste fator matemático é muito importante para toda a Física Moderna”, explica Inácio.
Os resultados e demonstrações com exemplos das aplicações das equações paraquânticas já foram publicados e estão disponíveis em mais dois artigos que acabam de ser publicado. Intitulados “Analysis of the Spectral Line Emissions of the Hydrogen Atom with Paraquantum Logic” (março de 2012) e “An Introductory Study of the Hydrogen Atom with Paraquantum Logic” (abril de 2012), os papers apresentam um modelo para o átomo de Hidrogênio com a Lógica Paraquântica. Segundo o autor, os estudos demonstram que as equações Paraquânticas podem ser utilizadas para validar teorias e simular um universo paraquântico para o estudo da física, aplicável nas diversas áreas que formam a nossa realidade.
GLPA – Coordenado pelo professor João Inácio da Silva Filho, o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), sediado na Unisanta, é um dos principais grupos de pesquisa na área, de posição nacional e internacional. Composto por diversos professores ligados aos cursos de Engenharia, o grupo edita a revista científica Seleção Documental e realiza pesquisas sobre aplicações das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes em Sistemas Especialistas e Robótica.