X
    Categorias: Notícias

Marcos Yonamine, ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, é desenvolvedor de software no Mercado Livre


Formado em Engenharia de Computação pela Universidade Santa Cecília, Marcos Yonamine atua hoje como desenvolvedor de software na multinacional latino-americana Mercado Livre. Fundada em 1999 na Argentina, e com operações em países como Brasil, Uruguai, Chile, México, Colômbia e Peru, entre outras, a companhia é considerada uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo.

Na empresa desde dezembro do ano passado, Marcos atua como desenvolvedor na área de Catalog, mais especificamente no time de Associations. “Nosso foco está no processo de ‘productização’, que consiste em associar um item a um produto do catálogo oficial através de várias estratégias. Isso permite enriquecer as informações dos anúncios com dados padronizados e confiáveis, garantindo uma experiência mais completa para vendedores e usuários”, descreve.

Entre os principais desafios profissionais enfrentados em sua carreira, o ex-aluno de Engenharia de Computação destaca a compreensão e a atuação com sistemas altamente distribuídos e de larga escala, como os do Mercado Livre. “A complexidade dos fluxos de dados, a necessidade de alta disponibilidade e a comunicação entre diversos serviços exigem atenção constante e aprendizado contínuo. É um desafio técnico e de adaptação, mas também uma grande oportunidade de crescimento”, revela Marcos.

A respeito dos valores da companhia que mais lhe atraem, o desenvolvedor aponta o Beta Contínuo e o Coração Empreendedor. “O primeiro reflete exatamente a mentalidade que acredito ser essencial em tecnologia: estar sempre em constante evolução, testando, aprendendo e melhorando, o que cria um ambiente em que é possível inovar sem medo de errar, já que a falha é vista como parte do processo de aprendizado. Já o Coração Empreendedor me inspira porque valoriza a autonomia, a proatividade e a responsabilidade de fazer acontecer”, explica. “Ter liberdade para propor soluções e, ao mesmo tempo, o compromisso de gerar impacto real, é algo que vejo diariamente no time e que me motiva a crescer junto com a empresa”.

Sobre a sua experiência enquanto aluno, Marcos entende que a Unisanta foi essencial na sua formação: “o curso me proporcionou uma base sólida em algoritmos, programação orientada a objetos, e, em especial, estruturas de dados, que foram especialmente importantes para o meu desenvolvimento técnico. Além disso, participar dos projetos acadêmicos desenvolveu meu pensamento crítico e trabalho em equipe”, enfatiza o ex-aluno, que se recorda dos projetos feitos em conjunto com amigos que mantém até hoje: “foram muitas placas queimadas e algumas mini explosões, mas experiências boas que agregaram não só na parte técnica como nas relações que fiz”.

Aos atuais estudantes, o desenvolvedor e engenheiro de computação recomenda que aproveitem ao máximo o período da faculdade: “participem de projetos, estudem com profundidade, mas também tentem aplicar o que aprendem fora da sala de aula. Escolher bem onde vai estagiar é muito importante, e dentro do possível procure por empresas que se alinham aos seus objetivos. Pode ser meio clichê, mas o começo importa muito”, conclui Marcos, cujo plano para o futuro envolve continuar evoluindo como desenvolvedor de software: “quero me aprofundar em arquitetura de sistemas, boas práticas de engenharia e soluções escaláveis”.


EC-EE/Unisanta:
Notícia relacionada