Coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), Inácio explica que o mais recente artigo apresenta as fundamentações e as equações da teoria com exemplos numéricos, possibilitando a comparação de resultados de aplicações em universos que, antes, não se integravam. “Conseguimos reproduzir modelos bastante compatíveis com os fenômenos encontrados na Física Quântica. Nossas pesquisas demonstram que os modelos da LPQ podem ser utilizados em campos diferentes da Ciência Física, que são naturalmente incompatíveis”, revela.
Lógica Paraquântica – A Lógica Paraquântica (LPQ) é uma categoria de lógica não-clássica que pertence às Lógicas Paraconsistentes (LP) e que objetiva representar modelos quantitativos em fenômenos físicos, podem levar aos fundamentos de um cálculo unificado da Física: “As equações apresentam resultados muito significativos, refletindo os fenômenos observados no mundo físico. Ao que tudo indica, novas investigações poderão confirmar a LPQ como aquela capaz de ligar as representações dos fenômenos físicos de forma clara e consistente, contribuindo para que novas pesquisas sejam desenvolvidas”, conclui.
GLPA – Sediado na Unisanta, o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA) é um dos principais grupos de pesquisa na área de lógica, de posição nacional e internacional. Composto por diversos professores ligados aos cursos de Engenharia e a diversas universidades públicas e privadas brasileiras, o grupo edita a revista científica Seleção Documental e realiza pesquisas sobre aplicações das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes em Sistemas Especialistas e Robótica.