Formando de Engenharia Eletrônica, Paulo Henrique Ribeiro estagia na área de treinamento da multinacional Alcatel-Lucent


Paulo Henrique RibeiroPaulo Henrique Ribeiro, aluno da Faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisanta, estagia, desde o início deste semestre, na área de treinamento da Alcatel-Lucent. Com sede na França, a multinacional atua na área de telecomunicações e é considerada uma das líderes mundiais em conexões de banda larga para redes de telefonia, provendo soluções para serviços de comunicação por voz, dados e vídeo.

Antes de ser contratado pela multinacional, Paulo participou de uma entrevista com um gestor da empresa, além de realizar um teste de inglês. Na segunda fase, o formando de Engenharia Eletrônica passou por um teste psicológico completo, com duração de aproximadamente quatro horas. “Ficou nítido que a empresa realmente investe em recursos humanos para ter os profissionais com os perfis mais adequados a cada área”, explica o aluno, que já realizou sete cursos em poucas semanas de empresa e cujo desempenho no processo seletivo impressionou os responsáveis pelo recrutamento.

Responsável técnico de infra-estrutura, Paulo recebeu treinamento para atuar com alguns equipamentos Alcatel-Lucent e realiza a verificação de funcionamento dos equipamentos e computadores que serão utilizados em treinamentos da multinacional, promovendo a instalação e a configuração das interfaces de hardware e software dos multiplexadores, além de acompanhar os instrutores nas aulas. “Pretendo seguir carreira na área de telecomunicações e me aperfeiçoar cada vez mais, obtendo certificações e realizando uma pós-graduação. Pretendo me tornar um especialista em multiplexadores Add Drop e em sistemas de transporte via rádio”, revela o aluno.

Ao se referir ao curso de Engenharia Eletrônica da Unisanta, Paulo não hesita em apontar o convívio com diversos professores como de grande importância para a sua formação: “posso citar o Prof. Mendes, que nos levou para o intercâmbio em Toulouse no AIME em 2010, onde o chip de minha equipe foi avaliado como o melhor entre os grupos da Unisanta e que nos deu todo o auxílio possível durante a viagem, assim como o Prof. João Inácio da Silva Filho, que sempre nos incentivou a estudar e aplicar a lógica paraconsistente na área de eletrônica e até hoje nos dá atenção especial. Aponto ainda o professor Jadir Denis Albino, que sempre foi um grande incentivador e um professor incomparável pela didática. Posso ainda citar, entre vários outros, professores como José Daniel, Hugo Santana e Marcos Galli”.

Para aqueles que desejam conquistar um bom estágio em uma multinacional, Paulo sugere que invistam em cursos extracurriculares, como inglês, Excel, manutenção de computadores e redes. “Você não precisa ser o mais inteligente, mas sim o que melhor sabe explorar e ampliar suas próprias habilidades”, aconselha o aluno, que aponta o projeto Toulouse e o convívio com os professores como de grande importância para a sua formação.