Carlos Henrique Bezerra, ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Computação, é analista de infraestrutura da multinacional Scania

Carlos Henrique BezerraCarlos Henrique Bezerra, ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, acaba de ser efetivado como analista de infraestrutura da multinacional Scania. Fundada e sediada na Suécia em 1891, a empresa atua na fabricação de caminhões e ônibus, além de motores marítimos e industriais, contando atualmente com mais de 28 mil colaboradores e operando em 5 países.

Carlos ingressou na companhia por meio de um rigoroso processo seletivo envolvendo provas online, dinâmica de grupo, apresentação para os coordenadores das áreas e entrevista e conversação em inglês. Admitido como estagiário da área de infraestrutura, o ex-alunos de Engenharia de Computação passou por um programa de preparação chamado “job rotation”, através do qual o estudante aprende um pouco sobre cada uma das áreas de operação da Scania. “Hoje trabalho com servidores de aplicações utilizando tecnologias como PHP, Jboss e IIS, entre outras”, revela.

Aos estudantes que buscam boas posições em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o ex-aluno sugere que leiam bastante e estejam sempre atualizados: “em uma área como a nossa, as tecnologias mudam constantemente”, observa Carlos, que também realizou um intercâmbio de um mês na Nova Zelândia em Julho do ano passado para aperfeiçoar o seu inglês. “O inglês é fundamental para todas as multinacionais e a maioria das entrevistas que realizei antes de ingressar na companhia solicitavam conhecimentos do idioma”, destaca.

Falando sobre a importância da faculdade para a sua formação, Carlos ressalta que os projetos e atividades acadêmicas foram de grande relevância para o seu desenvolvimento e aprendizado: “Toda a formação da faculdade é importante, desde o cálculo, que nos ajuda a raciocinar com mais rapidez, até as aulas que tratam de temas tecnológicos e específicos de algumas áreas. Uma das coisas que sempre achei importante são os projetos e atividades que fazem com que o aluno precise ir atrás para descobrir como funciona cada detalhe, desde um circuito integrado até um motor de passo”, finaliza Carlos.