X

Após quatro meses de estágio, Fernando Arrebola, aluno de Engenharia de Computação, é contratado como especialista em tecnologia da informação pela IBM


Apesar de ter ingressado como estagiário em uma das maiores empresas da área em 18 de maio deste ano, Fernando Arrebola, aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, já é, desde o último dia 9 de setembro, um dos mais jovens especialistas em tecnologia da informação (“IT Specialist”) da multinacional IBM. Com sede nos Estados Unidos, a empresa, fundada em 1896, é considerada uma das maiores fornecedoras mundiais de soluções para a área de TI, abrangendo áreas como fabricação e venda de hardware e software para computadores, serviços de infraestrutura, hospedagem e consultoria.

A oportunidade de estagiar na IBM começou com uma simples inscrição no site da empresa. Uma vez selecionado para participar da etapa seguinte do processo seletivo, Fernando passou por diversas provas, incluindo lógica, inglês e redação. “Fui chamado para a dinâmica de grupo depois de muito tempo e a resposta demorou a chegar, o que me levou a ficar meio descrente, já que, no mesmo período, havia feito outras provas e sendo barrado justamente nesta etapa”, diz. Um mês depois, o aluno foi chamado para uma entrevista, que foi realizada com dois gerentes – um deles, seu atual chefe. “A entrevista durou quase uma hora e saí de lá bastante confiante. Após duas semanas, eles me ligaram para dar a boa notícia”, explica.

Na IBM, Fernando trabalha em um dos principais mercados da empresa, chamado de GBS (Global Business Services): “Dentro do GBS estou na área de AS (Application Services), que seria, basicamente, o desenvolvimento de serviços para clientes”. Atualmente, o aluno trabalha diretamente em projetos para a TAM: “atuo na equipe de Gestão Corporativa e Controladoria Fiscal, que possui os principais sistemas. Boa parte dos inúmeros projetos implantados são vinculados diretamente aos sistemas em que atuo”, revela.

Fernando, que já realizou diversos cursos através da empresa (Java, JSP/JavaBeans, Oracle PL/SQL, Oracle Forms e Oracle Reports), aconselha os estudantes que estão buscando oportunidades no mercado: “corram atrás, se inscrevam em processos seletivos de empresas que tenham algo a ver com você, aprendam sobre a empresa para ver se os seus valores estão de acordo com os deles e não se intimidem com candidatos que chegam em dinâmicas de grupo dizendo que moraram três anos na Austrália, seis no Canadá e dois na lua. Isso até pode contar mas, no fim, o que importa é ser você mesmo. Não adianta inventar uma imagem profissional.”

Após a conclusão do curso, os plano imediatos de Fernando incluem um período dedicado ao autoestudo: “pretendo parar por um ano, adquirir experiência na área e estudar algo por conta própria para, quem sabe, trabalhar com pesquisas voltadas para a engenharia em algum dos laboratórios da IBM”.


EC-EE/Unisanta:
Notícia relacionada