X
    Categorias: Notícias

Aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, Rafael Wippich estagia na equipe de gestão de mudanças da Cielo, líder do setor na América Latina


Rafael Wippich, estudante do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília, estagia, desde julho de 2023, na área de gestão de mudanças em tecnologia da informação da Cielo. A companhia, líder do segmento em toda a América Latina, atua, através de sua rede de pagamentos, no setor de captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito.

Rafael explica que, como parte do time, toda alteração na área de TI no ambiente de produtos e serviços, assim como no ambiente interno da empresa, passa inicialmente por sua equipe: “minhas funções rotineiras incluem avaliar solicitações de mudanças através da ferramenta de serviços que utilizamos, verificar se estão de acordo com o nosso processo, atender e contatar outros colaboradores para prestar apoio em suas solicitações, entre outras atividades relacionadas. Também auxiliamos na coleta de aprovações, e enviamos comunicados e relatórios informativos a respeito das solicitações de mudanças. Atualmente, tenho trabalhado bastante no desenvolvimento de automações para essas atividades através de várias ferramentas”.

Entre os principais valores da companhia que lhe agradam, o aluno de Engenharia de Computação destaca a construção de um ambiente colaborativo e de comunicação aberta, o que acredita tornar saudável a vivência na empresa. “Vale comentar que a Cielo está em 12º lugar no ranking nacional da ‘Great Place To Work’ [“Melhores Empresas para Trabalhar”], e no 2º entre as grandes instituições financeiras”, revela.

Com a graduação em andamento, Rafael entende que o curso tem sido muito útil não só ao lhe ensinar a ter pensamento analítico, mas também ao estimular a sua criatividade no desenvolvimento de soluções para problemas do seu campo de trabalho: “a respeito das chamadas ‘hard skills’ [aptidões técnicas], por já estar na área de TI, ressalto a importância dos conhecimentos obtidos sobre lógica digital, lógica de programação, arquitetura de hardware e, principalmente, desenvolvimento web e banco de dados”.

Aos atuais colegas de curso que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, o também estudante acredita que, em um mundo globalizado e pós-pandemia, se tornou muito mais fácil conciliar o trabalho com os estudos. “Atualmente, as ofertas de estágio se estendem a uma região maior, e, na minha opinião, um perfil minimamente preenchido no LinkedIn, um currículo simples e uma postura de disposição para aprender são os requisitos essenciais, e eram os únicos que eu tinha quando ingressei no meu atual estágio. Obter certificados de cursos de tecnologia da área desejada, mesmo os gratuitos, também pode ser bastante útil. Caso não se tenha certeza da área em que se deseja atuar e/ou nenhum conhecimento muito especializado ainda, pode-se buscar oportunidades em áreas que são pouco técnicas, onde se pode aprender ao longo do estágio”, aconselha Rafael, cujos planos mais imediatos incluem ser efetivado na sua área atual ou similar, e a certificação, através de cursos específicos, para alcançar melhores cargos.


EC-EE/Unisanta:
Notícia relacionada